Ultimas Atualizações

04 janeiro 2017

Proibido (Tabitha Suzuma) - Literatura #34














Com um único propósito, manter a família unida, cinco irmãos tentam ao máximo permanecer juntos, e seguros.
Uma família instável, com problemas financeiros, e responsabilidades mais do que necessárias.
Lochan, o mais velho é visto como o pai da família, uma vez que seu pai biológico os abandonou ainda quando Lock era uma criança, o tornando recluso e tímido.
Maya, a segunda mais velha toma para si a responsabilidade de mãe, já que a própria mãe não se dá ao trabalho de voltar para casa nem ao menos para pagar as contas, e alimentar os mais novos.
Willa e Tiffin, os dois mais novos os respeitam como pais, seguindo seus exemplos e fazendo com que toda a atenção seja dedicada a eles.
Kit o filho do meio, rebelde, causador de encrencas, não respeita os irmãos mais velhos, sempre dizendo que não são seus pais.

Lily, a mãe, é uma garçonete alcoólatra e baladeira, que não se importa ao menos em saber se seus filhos estão vivos, e só faz o necessário sob chantagem dos mais velhos.
Assumindo o papel de pai e mãe da família, Lochan e Maya lidam com as malcriações, o ensino, as responsabilidade, e os segredos, e são essas condições que os leva a se apaixonarem.
Errado? Sim, diante da sociedade. Não, de acordo com o coração. 

O sentimento não é maior que a responsabilidade, culpa, e consciência pesada, que eles carregam
Saber que é "errado" não é o suficiente para não sentirem o que sentem.
Além de todo o conflito familiar, Maya e Lochan ainda tem que lidar com o conflito interno, e saber tomar a decisão certa para a bem da família. 










Devastador!
Demorei muito para escrever sobre esse livro, pois ele criou um emaranhado de arame farpado no meu coração que foi difícil engolir e digerir os acontecimentos.
Já faz quase 6 meses que terminei a leitura, e ainda assim não é fácil, e acredite quando eu digo que não é somente pelo incesto presente no livro.
Esse livro é muito mais do que o que é mostrado, e do que as pessoas dizem.
Do meu ponto de vista o incesto é somente um detalhe importante da estoria, uma consequência de uma situação. O livro trás muito mais sobre abandono, perdas, responsabilidades, família, do que somente o incesto. E após conhecer o drama das personagem e a história familiar, você chega em um ponto em que tudo o que acontece não te choca, e você torce para que tudo dê certo, e que o amor sentido pelos protagonistas seja vivido.
Não tenho vergonha nenhuma de admitir que favoritei o livro e chorei rios de lágrimas no último capítulo e epílogo. E que sempre que olho para ele na estante tenho vontade e chorar.
O livro é contado pelos dois irmão mais velhos, cada capitulo do ponto de vista de um deles, e a autora consegue nos transportar para cada uma das personagens, fazendo com que cada versão dos fatos seja distinta, e que você sabe qual parte cada personagem está narrando naquele momento, sem que esteja escrito no início do capitulo o seu nome.
Recomendo a todos a leitura, mesmo sendo uma leitura mais pesada, mas que pode mudar a sua visão sobre coisas simples da vida, que você nem imaginava que existia.


17 comentários:

  1. Olá!
    Li esse livro ano passado e fiquei mal. É um livro que bos faz sentir um misto de sentimentos e não conseguimos explicar. Eu fiquei em cima do muro, mas tentava de alguma forma entender tais sentimentos, o amor ele não quer saber se pode ou não pode, se é certo ou errado, ele simplesmente aparece e quer ser sentido. Esse livro é lindo e triste ao mesmo tempo. Mas e uma leitura que eu super recomendo!

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tahis,
      É a pura verdade, o amor só quer ser sentido, e isso basta.
      Sempre que olho para ele na estante fico triste com o final que me chocou de mais.
      Beijos

      Excluir
  2. Vamos falar de como eu amo suas resenhas? É sempre incrível ler elas, af menina! Amo seu blog demais só queria dizer isso mesmo! Adorei a trama da história, fiquei com bastante vontade de ler e vou procurar aqui! Bjs e até a próxima.

    Estou respondendo sua tag essa semana ainda sai lá no meu blog http://www.caminhosparaoz.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina!
      Muito obrigada pelo carinho. É muito gratificante receber esses comentários, ainda mais por admirar o seu trabalho no Caminhos para Oz também.

      Obaaaaaa!!! Vou ficar de olho.
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá! tudo bom?
    Nossa eu amo esse livro, é meu favorito a pelo menos uns 6 meses, sim ele é devastador, ele é diferente , uma leitura impactante, emocionante e de tirar o folego. Me arrancou milhares de lágrimas e até hoje fico emocionada de pensar nele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Partilho do seu sentimento, só de olhar para ele fico deprimida.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oii, tudo bem?
    Já ouvi falar desse livro, mas gostei da sua resenha por não focar somente no incesto (li muitas resenhas que tinham isso como foco). Imagino que realmente seja devastador e adorei saber que a obra traz temas importantes como perdas, família e responsabilidades.
    Geralmente não curto livros que são narrados por diferentes personagens, mas acredito que isso seja um ponto positivo nesse livro.
    Dica anotada aqui, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não é um tema que me atrai, mas ao mesmo tempo, fico muito curiosa. Isso de todo mundo chorar depois de ler me desanima um pouco.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa para ir, tendo em vista sua resenha. BJs

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem?
    Menina eu tenho bastante vontade de ler esse livro, principalmente por abordar um assunto tão importante quanto esse na nossa sociedade, fico feliz que tenha gostado e assim trazido a indicação para nós aqui no blog.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Giuly, estou louca para ler este livro, e sei que a leitura será difícil e me fará chorar como fez você.
    Já torço por eles sem nem mesmo ter lido.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Espero conseguir ler esse livro um dia, pois realmente acho que é pesado demais agora. Ainda não tenho psicológico pra uma leitura arrebatadora dessas. Quem sabe mais pra frente? Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Achei legal o nome do seu blog! Eu preciso ler esse livro! Todas as resenhas me deixam louca! É um tema forte que a história retrata, tenho certeza que vou chorar e me revoltar, mas a curiosidade em descobrir tudo é bem maior! Amei tua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, já tinha ouvido falar muito sobre esse livro, mas tenho um certo receio de ler, pois estou fugindo um pouco de livros que irão me fazer chorar, estou com ele na minha lista, só esperando o momento certo. Sua resenha me faz ter uma visão um pouco diferente dele, e quem sabe logo estarei lendo ele. Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie
    nossa, eu sou louca para ler o livro e espero conseguir em breve pois parece ser muito polêmico e perdi as contas de quantos elogios já vi, é um dos livros que mais quero no momento hahah amei sua resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Esse foi o tipo de livro que eu odiei no começo, e me apaixonei entre lágrimas e soluços no final!
    É uma obra muito intensa e que mexe com o leitor.
    Amei reviver a história através da sua resenha.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. É quase unânime nas opiniões que vejo sobre esse livro descrevê-lo como devastador. E realmente tenho grande curiosidade para ler e acompanhar a história desses irmãos.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir