Ultimas Atualizações

17 fevereiro 2015

Dica: Como Higienizar sua Estante/Livros (Como evitar fungos, traças e mais...)

Oi pessoal,

Hoje vim compartilhar com vocês uma Super dica que descobri tem um tempinho e que tem funcionado muito bem na conservação dos meus livros e da minha estante.

Não lembro exatamente onde consegui as informações, mas posso dizer que funciona mesmo.

Todo mundo sabe que os livros não podem ficar parados na estante. Mesmo que não os leia, você tem que retira-los periodicamente para tirar o pó e arejar.

Mas o que muita gente ainda não sabe é que o livro precisa respirar.
Sim, isso mesmo! O livro precisa de ar.
Por isso é importante que você tire os livros da estante e dê uma folheada, mesmo que rápida, mesmo que não tenha interesse em ler naquele momento, isso evita manchas nas páginas, ressecamento, envelhecimento acelerado e a proliferação de "visitinhas" indesejáveis.
E é por isso que qualquer pessoa que ama ler, e ama livros, deve saber que armazena-los em plástico é erradíssimo. O plástico que o livro vem embalado da editora quando compramos é colocado a vácuo, o que significa que ar nenhum passa por aqui. A partir do momento que livro é aberto temos que manuseá-lo para que o ar não danifique. Ficou muito confuso?

É importante também que o local no qual você mantem o seu livro não tenha umidade e não seja completamente fechado (como guarda-roupas e estantes com portas). Garanta que sua estante fique alguns centímetros afastada da parede, e que seus livros não encoste no final do móvel, caso ele seja totalmente fechado na parte de trás.

Outra coisa importante é que não se deve usar de forma alguma produtos para a limpeza de madeira (como óleo de peroba), esses produtos tem uma alta concentração de óleo, que é para dar brilho, mas mancha completamente os livros, tanto nas folhas quanto na capa.

Agora que esses alertas foram dados, vamos a "receitinha".

1º Passo: Tire todos os livros da estante


Caso prefira já pode ir organizando na ordem em que vão ficar na hora de tirá-los da estante. Isso facilita bastante na hora de organiza-los novamente na estante.
***

2º Passo: Vinagre, Água, Balde e 2 Panos



Misture em um balde, um pouco de Vinagre e metade do que usar de Vinagre coloque de Água (Ex: Uma xícara de Vinagre como meia xícara de água). A quantidade vai depender do tamanho do espaço que será limpo, por isso é melhor ir fazendo a misturinha aos poucos para não desperdiçar.
- Com um dos panos passe a misturinha no chão onde fica a sua estante e na parede (mesmo que ela não fique encostada). Espere secar e coloque a estante no lugar.
(*Não se preocupe, pois a misturinha não mancha a parede e nem o chão, só no caso de tintas a base de Cal.)
- Depois de colocar a estante no lugar, use o outro pano para passar  mistura sobre o móvel. É importante não deixar o pano encharcado e sim úmido, e passar em todos os lugares da estante, até os que não vai livro. Agora espere secar.
- Depois da estante realmente seca, vá pegando livro por livro e folheando rapidamente. Não esqueça de tirar o pó de cada um.
Caso queira a misturinha também pode ser passada nas capas do livro, com o pano quase seco, para uma limpeza completa.

*Obs: O Vinagre contém alto nível de acidez e fermentação, dessa forma a maior parte dos microrganismos (bactérias, protozoários, algas unicelulares, fungos e ácaros), é combatida, interrompendo a proliferação e matando os existentes.
Alguns tipos de Vinagre são mais eficazes que outros, mas de modo geral, todos servem para esse caso de limpeza.

***

3º Passo: Reorganizar


Agora vem a parte divertida (pelo menos para mim), organizar os livros de volta na estante.
Use a criatividade!
Existem várias formas de organizar a estante...
Caso esteja sem ideias click AQUI.

A minha dessa vez está organizada primeiramente por tamanha, maiores e menores, e depois por sobrenome de autor.

Não é aconselhável deixar livros deitados, pois o peso pode estragar a lombada dos livros que estão em baixo. Caso seja necessário por conta de espaço (como é o meu caso), troque as posições periodicamente, para que não se estraguem.


Espero que tenham gostado da dica.
Deixe aqui nos comentários se foi útil, e como você faz em casa.
Até a próxima ;)








 

12 comentários:

  1. Amei esta dica! Vou colocar em prática aqui na minha estante. Confesso que não retiro meus livros da estante pra respirarem com tanta frequência, mas realmente é importante para aumentar o tempo de vida dos nossos tesouros.
    Beijos!!!!
    Samantha Melo
    www.prosasdemenina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha,

      Eu sempre que posso tiro... Aliás sou de gêmeos e tenho a leve tendência de discordar de mim mesma, então acabo enjoado rápido da organização. O que é bom para eles que sempre respiram um pouquinho.

      Faz sim que dá super certo.

      Beijão

      Excluir
  2. Olá, Giully!
    Adorei o post!
    É muito importante cuidar bem dos nossos preciosos, não é mesmo?
    Obrigada pelas dicas!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana,

      Verdade... Demoramos tanto para conseguir coleções e ampliar a nossa biblioteca pessoa para que se torne uma biblioteca estilo Bela e Fera no futuro, que todo esforço no fim vale a pena!

      Obrigada por comentar.

      Volte sempre!

      Beijão

      Excluir
  3. Adorei as dicas. E não sabia do vinagre, sempre usei álcool e tinha que ter o maior cuidado ja qur alguns tipos de capa mancham...

    Beijinhos,
    Lica
    Amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Que bom que gostou...
      O Vinagre é muito bom, pq não mancha. Eu também usava álcool e no caso de etiquetas usava acetona, mas depois que descobri o vinagre nem me preocupo mais em manchar, só tomar o devido cuidado e pronto!

      Beijão.

      Volte sempre!

      Excluir
  4. Olá Giully!

    No meu caso, a estante com portas foi a salvação. Aqui onde moro fica perto de uma avenida, o pó que vem da poluição dos carros mancha até as paredes, que dirá se eu deixasse os livros abertos. Mas minha mãe sempre fala o que você diz, que tem que deixar eles respirarem e não encostar a estante na parede. Sempre estou dando uma mexidinha. hehehehe O problema maior é o espaço, queria que a estante fosse até o teto, ai ia caber mais =D

    Sua dica é muito importante, eu ficava me perguntando se deveria deixar os livros nos plásticos, mas sempre foi algo que me pareceu errado.

    Te convido a conhecer meu Blog. Espero que goste.

    http://meninadeparis.com

    Beijos

    Fique com Deus

    Dayana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayana,

      Que bom que gostou das dicas...
      Tem vezes que não tem jeito, somos obrigadas a fazer o errado para poder ter o nosso cantinho... Não tenho mto espaço tbm e sei que não posso deixar os livros empilhados, mas as vezes não tem jeito.

      Também quero estantes até o teto, dessas que a gente pode se jogar de um lado para o outro nas escadas de correr kkkk...
      Assisti muito a Bela e a Fera quando criança, viu o que deu? kkkkk...

      Vou visitar sim seu blog!

      Beijão.
      Volte sempre ;)

      Excluir
  5. Adorei a dica!
    Eu limpei esses dias minha estante, mas gostei da dica, só que a minha estante fica na parede... em prateleiras. Serve pra ela tb?? Só nao passa no chão né?
    a peguei as dicas! a minha está como separação por série/autor atualmente :p
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm,

      Que bom que gostou...
      Serve para a sua sim, mesmo que fique na parede! É só passar na parede se tiver abertura e na estante e esperar secar, só tomar cuidado para não escorrer agua para trás do nicho para não acabar molhando muito a madeira e estragar. E se não encostar no chão não precisa. Dá super certo tbm.
      Eu costumo passar no chão da casa toda antes de limpar com desinfetante e tals para evitar esses fungos e tals... Tbm serve!

      Já arrumei a minha de tanto jeito que já nem sei mais kkkkk

      Beijão.

      Volte sempre

      Excluir
  6. Oi Giully!!Tudo bom?
    Adorei as dicas,já anoitei todas pra colocar
    em prática por aqui!!Geralmente quando vou arrumar passo só o pano na estante e nos livros,mas vou fazer
    da próxima vez com essa mistura de vinagre.
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Claudio, tudo sim.

    Que bom que gostou! Dá super certo...
    Eu também só passava um pano para não usar produtos e manchar os livros. Mas depois que descobri esse "jeitinho" só uso ele.

    Beijos

    ResponderExcluir