Ultimas Atualizações

10 dezembro 2014

Livros pra ler nas férias


Geralmente as férias de fim de ano são as mais longas porque pegam Dezembro e Janeiro, e algumas vezes um pedacinho de Fevereiro. Claro, que para as pessoas que trabalham, isso não funciona muito dessa forma, e acabam tendo somente o recesso de fim de ano, que geralmente são 15 dias. Mas independente de quanto tempo ou a época do ano na qual você tira férias, o importante é descansar e curtir o máximo possível. E que forma melhor da fazer isso? Lendo, é claro!
Por isso essa seleção foi feita. Para indicar livros que possam agradar nessas, e em qualquer, férias.

Para você que gosta de relaxar e dar umas boas risadas, por que não ler um CHICK LIT?
Uma boa pedida para o gênero é:

 O SEGREDO DE EMMA CORRIGAM (Sophie Kinsella)

Esse livro já tem resenha aqui no Blog, e se você gostaria de saber mais sobre ele click AQUI.

Sou suspeita para falar sobre ele, afinal foi um dos melhores livros que li esse ano.
Apesar de suas quase 400 páginas, o livro é bem leve e em um dia tranquilo você é capaz de lê-lo inteiro em poucas horas.
Recomendo todos os livros da autora para ler nessa época do ano, são todos bem humorados, e a construção das personagens são muito bem elaboradas.

Se o que você gosta mesmo é de SOBRENATURAL, talvez você goste de:

SEMENTES NO GELO (André Vianco)

Esse livro é bem curtinho, tem menos de 200 páginas, e é uma delicia de ler.

Sementes no Gelo conta a história de Tânio, um detetive particular que vai mal das pernas, ele precisa de dinheiro urgente para pagar o aluguem e poder continuar com seu trabalho. Um dia bate a sua porta uma amiga antiga, e que a muito não a vê, Lisete. Elas está transtornada dizendo ver um fantasma, e pede a ajuda de Tânio. Cético Tânio promete ajudar a amiga e resolver esse mistério.

O PACTO (Joe Hill)

O livro possui em torno de 320 páginas de muita esquisitice.

O Pacto nos apresenta Ig, um rapaz que perdeu sua namorada de forma trágica e além de conviver com essa dor, ainda tem que passar por maus bocados quando é acusado de tê-la matado. Um belo dia Ig acorda com chifres crescendo em sua cabeça, mas ninguém além de Ig pode vê-los. O mais estranho é que os chifres fazem com que as pessoas sejam honestas com Ig, e sempre que o encontram contam alguma história cabeluda, ou dizendo o que pensam dele.

Agora se você procura SOBRENATURAL com tema VAMPIRESCO, você pode gostar de:

ENTREVISTA COM O VAMPIRO (Anne Rice)

 Quando li, fiquei esperando algo mais como o filme, mas tenho que admitir que me decepcionei.
Mas calma, eu não meu decepcionei pela história. Bem pelo contrário, eu gostei muito da escrita de Anne Rice, já que esse foi meu primeiro contato com a autora. Eu me decepcionei porque eu amava tanto o filme que esperei encontrar o mesmo conteúdo no livro, mas muitas coisas são diferentes e acontecem de forma diferente. Então eu acabei me decepcionando com a expectativa e não com o livro. Pois eu adorei! Vale muito a pena conhecer.

BEIJOS DE VAMPIRO (Ellen Schreiber)

Se você tem entre 10 e 14 anos, vai gostar muito desse livro.
Eu já passei dessa idade faz tempo e mesmo assim gostei.

Beijos de Vampiro é bem levinho, com alguns mistérios acontecendo em uma cidadezinha chata, envolvendo uma garota por volta de seus 13 anos, gótica, e que adoraria conhecer seres sobrenaturais. Até conhecer um garoto pra lá de estranho em uma situação mais estranha ainda, e ainda acabar se apaixonando por ele.

Já se você procura ler o gênero SOBRENATURAL com o tema ANJOS, aqui vai:

SUSSURRO (Becca Fitzpatrick)

Esse é o primeiro livro da Série Hush Hush, e no meu ponto de vista a série inteira foi muito boa. Claro, toda série tem seus altos e baixos e coisas que funcionam com os fãs e coisas difíceis de entender ou de engolir, mas isso aconteceu pouco, ou não aconteceu, com a série.
A mitologia dos anjos criada pela autora funcionou muito bem e ficou muito bem amarrada com a trama.
Caso queiram conferir a resenha da série, para entender melhor do que se trata e o que eu achei do enredo e personagens é só clicar AQUI.

Se você que mesmo é se apaixonar e ler um ROMANCE bem levinho, aqui vai:

ANNA E O BEIJO FRANCÊS (Stephanie Perkins)

Essa foi uma das primeiras resenhas do Blog e particularmente não acho que esteja lá essas coisas, mas vou deixar AQUI para que possam conferir.

Em suas quase 300 páginas, Anna e o Beijo Francês, é o que podemos chamar de livro doce. Mas não um doce muito meloso, doce de uma forma sensível e bem gracinha.
A autora tem o dom de te introduzir na história e fazer com que a devore do começo ao fim. Capaz de lê-lo em apenas uma sentada.

Agora se você prefere ler algo do gênero FANTASIA, por que não ler:

O HOBBIT (J.R.R. Tolkien)

Aventura e fantasia garantidas com esse livro. A história é de uma riqueza incomparável. Nunca li nada comparado ao Hobbit. Vale muito a pena ler, ainda mais com essa modinha, por conta dos filmes.

O Hobbit com a história de um Hobbit, Bilbo Bolseiro, que não tem nada de importante, mas que é escolhido para uma missão cheia de perigos, com direito a Orcs, Trolls e Dragões. Ele tem a missão  de ser o ladrão da expedição, ao lado de um grupo de Anões e do grandioso Gandolf, o cinzento.


AS BRUMAS DE AVALON (Marion Zimmer Bradley)

Também já resenhado no Blog, e você pode conferir AQUI.

Esse livro tem por volta de 260 páginas, nessa edição igual a da imagem. A minha edição tem um pouco mais por ser em formato menor.
As Brumas de Avalon é um livro bem denso e descritivo, tem bastante diálogos e pensamentos, mas também muita descrição. Nada absurdo, exagerado e que não seja necessário. É bom lê-lo nas férias caso você tenha bastante tempo, pois assim pode ler os 4 volumes da série que são fabulosos.

Se o seu forte é DISTOPIA, então você pode ler:

FEIOS (Scott Westerfeld)

Esse foi o livro que me introduziu no gênero, e fez com que eu me apaixonasse. Eu conto um pouco mais na resenha, é só conferir AQUI.

Feios tem em torno de 420 páginas, mas é bem rapidinho de ser lido. Tem bastante diálogos, aventuras e descobertas. O mundo criado pelo autor é simplesmente incrível e tem todo um propósito.
A edição é dessas menores o que facilita a leitura e o transporte. E geralmente você encontra baratinho em lojas virtuais.

Para quem gosta de CLÁSSICOS, ou tem interesse em conhecer algo nessas férias, vale a pena conferir:

O RETRATO DE DORIAN GRAY (Oscar Wilde)

Simplesmente amo esse livro, e também o filme, mesmo sendo diferentes, eu gosto!
Vale lembra-los de verificar a edição do livro quando for comprar, pois esse livro tem muitas adaptações da obra original. Até onde sei esse lançado pela Biblioteca Azul e o da Landmark são as versões integrais e sem censura, pois foi um livro muito polêmico para a época na qual foi lançado.
Não vou contar muito afinal, todos já devem saber o básico da história por conta do último filme. Mas não se iludam Dorian Gray é loiro de cachinhos e com olhos azuis. *-*

Caso você tenha de 8 á 12 anos ou não, você simplesmente quer algo leve e até mesmo nostálgico  uma boa opção são os livros voltados ao público INFANTIL, que pode ser:

A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA (Washington Irving)

Esse é o livro que deu origem a um curta metragem criado pela Disney, e mais tarde ao filme dirigido por Tim Burton e estrelado por Johnny Depp e Christina Ricci, e ainda a série de TV Sleep Hollow.
Esse livro é bem curtinho, tem em torno de 80 páginas e ainda trás algumas ilustrações.
A história contada é bem infantil e não tem absolutamente nada a ver com as história que foram adaptadas para o cinema ou para a TV, somente o curta da Disney é bem fiel. Caso queira conferir o curta click AQUI.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (Lewis Caroll)

Clássico e maravilhoso.
Não deve haver uma criança que não tenha se encantado com o país das maravilhas e as músicas ao assistir a adaptação feita pela Disney.
"Nós vamos pintar assim, as rosas cor de Carmim, é bom pintar é bom passar a tinta até o fim".
Mas a adaptação não assim tão fiel, e acaba mesclando os acontecimento de Alice no País das Maravilhas e o Através do Espelho, e acabamos não conhecendo toda a história da garotinha Alice. Quer mais motivo que esse para ler? 

Se preferir TRILLERS, vale conferir:

DEXTER A MÃO ESQUERDA DE DEUS (Jeff Lindsay)

Esse é o primeiro livro da série.
Nós sabemos quem Dexter é e o que ele faz, mas é impossível não torcer por ele e se apaixonar.
Além das investigações da policia de Miami que acompanhemos durante a narrativa, também podemos conhecer melhor Dexter Morgan, esse Serial Killer, que mata Serial Killers. Dexter é o que podemos chamar de fazer justiça com as próprias mãos.
O livro é bem envolvente e tenso, assim como a série de TV, que não é fiel, mas ainda assim muito boa.



Espero que tenham gostado dessa seleção.
Deixem suas sugestões de livros para serem lidos nas férias.
Até a próxima ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário