Ultimas Atualizações

29 dezembro 2014

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Roald Dahl) - Resenha





Título: A Fantástica Fábrica de Chocolate
Título original: Charlie and the Chocolate Factory
Autor: Roald Dahl
Quantidade de páginas: 166
Lançamento dessa edição: 1999
Lançamento original: 1964
Editora: Martins Fontes






O que conta?

Charlie Bucket é um garoto pobre que vive em uma casa pobre, e com uma família muito podre. Nunca faltava o que comer na casa dos Bucket, mas nunca havia muita opção. As refeições se resumiam a pão e sopa de repolho.
A família Bucket era composta por Charlie, seu pai e sua mãe, e seus quatro avós: Vovô Jorge, Vovó Jorgina, Vovô José e Vovó Josefina. A situação da família era tão precária que os quatro avós dormiam em uma cama de casal, os quatro juntos. Sra. e Sr. Bucket dormiam em um colchão em outro quarto junto com Charlie.
Apesar das dificuldades Charlie não era um menino triste e desanimado, ele adorava os momentos em família e compartilhar das histórias dos avós.
Vovô José contava a Charlie as melhores histórias, mas ao ouvir a notícia sobre os cupons dourados do Sr. Wonka, logo contou ao neto sobre aquele lugar incrível que era a fabrica de chocolates da cidade. Disse que a fabrica ficou fechada durante muito tempo, e que mesmo depois que a cidade viu a fábrica voltar a funcionar, nunca se viu ninguém entrar ou ninguém sair. Em todos os lugares só se ouvia falar de uma coisa os cupons dourados que daria entrada a fabrica de chocolate Wonka. Vovô José e Charlie ficaram muito empolgados, mas Charlie sabia que não teria chance de ganhar. Ele só comia chocolate uma vez ao ano, e sempre no dia de seu aniversário. Por sorte o aniversário já seria na próxima semana, mas mesmo assim era uma chance em um milhão.
Logo foram achados os cupons, primeiro um garoto rechonchudo, depois uma garotinha mimada, uma menina que só mascava chicletes e um menino louco por televisão. Mas eram 5 convites, e apenas foram encontrados 4.
Charlie já havia comido o seu chocolate de aniversário, e sabia que ele não seria um dos felizardos a visitar a fábrica. Até que encontra na rua uma moeda, e decide comprar com ela um chocolate, e o restante do dinheiro ele levaria para a mãe. Comeu tudo tão depressa que nem viu que já havia acabado com a barra toda, e pediu mais uma. Para sua surpresa um cupom dourado apareceu bem na frente do chocolate. Feliz e meio abobalhado Charlie correu para casa, depois de ser quase massacrado por uma multidão que queria comprar seu cupom.
Ao chegar em casa todos ficaram muito felizes e Charlie pediu para que seu avô José o levasse até a fabrica, já que podia levar um adulto para acompanhá-lo.
E assim começa a aventura de Charlie na enorme e fantástica Fabrica de Chocolate do Sr. Wonka, que devo dizer é um homem muito animado, sarcástico, esperto e extremamente maluco.

O que achei?


Amei <3
Sempre fui muito fã do filme lançado em 1971, sempre que passava eu dava um jeitinho de ver, não importava em que parte estivesse. Na verdade, na verdade, sempre gostei mesmo foi dos Umpa-Lumpas, que no livro são retratados de uma forma que nenhum filme conseguiu ser fiel.
Já o filme lançado em 2005, dirigido pelo Tim Burton, me deixou louca. Adorei as cores e cenários, e as crianças chatinhas, e os doces e o rio de chocolate, tudo e mais um pouco. E qual não foi minha surpresa ao ler o livro? Sim, a livro é como "ler o filme de Tim Burton", a coisa mais linda do mundo!
Devo dizer que todo aquele drama do Willy Wonka com a pai dentista vivido por Johnny Depp e Christopher Lee, não existe no livro. Desculpa decepcioná-los, mas o Willy Wonka do livro, é um pouco mais como o interpretado por Gene Wilder, no filme de 1971. Mas o filme de 2005 é o mais fiel ao livro. E podemos dizer isso muito pouco das adaptações cinematográficas que são feitas dos livros.
Charlie e seu Avô são ainda mais fofos e encantadores que nos filmes.
E o mais sensacional é o autor escreveu até as letras da músicas cantadas pelos Umpa-Lumpas, então meus caros amigos, ninguém além de Roald Dahl inventou que os  Umpa-Lumpas são "musicais". 

Classificação:

Espero que tenham gostado!
Deixe seu comentário se gostou desse post.
Até a próxima ;)

Um comentário:

  1. Aoorei já assisti umas 10 vezes rsrs
    Seguindo seu blog!

    http://edneiamattiolaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir