Ultimas Atualizações

29 novembro 2014

O Sobrinho do Mago - As Crônicas de Nárnia (C. S. lewis) - Resenha


 



Título: O Sobrinho do Mago
Título original: The Magician's Nephew
Autor: C.S. Lewis
Quantidade de páginas: 98 (Vol. Único)
Lançamento: Original 1955
Editora: WMF Martins Fontes






O que conta?
Digory é um garoro do campo que acaba de se mudar para Londres. Su mãe está doente e precisa de cuidados, por isso os dois vão morar com seus tios solteirões, André e Letícia. Digory é um garoto solitário e vive triste por tudo o que está vivendo.
Um dia, quando Digory chorava no jardim, ele conhece Polly, uma garotinha muito esperta e que acaba se tornando sua amiga e parceira de aventura.
Em uma dessas aventuras, os dois amigos acabam entrando no quarto do tio André, que se diz um feiticeiro, mas não passa de covarde. André acaba chantageando as crianças, fazendo com que Polly coloque um dos anéis que ele próprio fabricou, um anel amarelo que faz com que ela desapareça. Digory confronta o tio e vai buscar a amiga, levando consigo dois anéis verdes, para voltarem, e um amarelo para encontra-la.
O garoto surge em um bosque com mini lagos, chamado "bosque entre dois mundos". Logo ele encontra Polly e eles descobrem que para voltar devem colocar os anéis verdes e entrar de volta no lago. E é o fazem. Logo surgem em outro lugar. Um lugar abandonado, onde todos estão adormecidos, mas uma coisa lhes chama a atenção, um sino, com os dizeres: "Ousado aventureiro, decida de uma vez: Faça o sino vibrar e aguarde o perigo ou acabe louco de tanto pensar 'se eu tivesse tocado, o q teria acontecido?'". Polly decide não tocar, mas Digory não deseja enlouquecer e toca o sino. Minutos depois surge próximo a eles uma mulher, a rainha daquele lugar, Jadis, uma feiticeira. Os dois garotos tentam fugir, colocam os anéis amarelos e logo estão de volta os bosque dos lagos, mas a rainha agarrou neles e acabou atravessando também. Mais uma vezes eles tentam fugir com os anéis verdes e entrando no lago, mas surgem no quarto do tio André junto com a feiticeira.
Jadis faz de André um escravo, e deseja tomar para ela toda a Londres e o mundo no qual vivemos. Mas Polly e Digory não vão deixar que isso aconteça.

O que achei?

De todas as histórias que li sobre Nárnia, essa é que mais me encanta.
Nárnia é um livro para crianças, mas encanta a qualquer idade.

Definitivamente não me importei com as menções bíblicas que são feitas no decorrer da narrativa. Encaro de forma positiva, toda essa história de Aslã ser como "Deus". Acho que é uma forma simples e muito bonita de fazermos com que as crenças religiosas sejam introduzidas na vida das crianças.
Independente de qual religião você segue, EU particularmente, acredito que todos devem ter suas crenças e sua fé, não importando o que seja.

Mas não é o foco dessa Resenha. 
O que importa mesmo, é que O Sobrinho do Mago é uma leitura leve, empolgante, bem humorada e de um ótimo gosto.
Recomendo de mais!

Curiosidades:

A série de livros sobre Nárnia, tem uma ordem de lançamento completamente diferente do que nos é apresentado no volume único. Sendo que no volume único temos a ordem cronológica de acordo com os acontecimentos dentro da história.

No caso dos filmes, foram lançados em ordem cronológica de acordo com o lançamento original das obras.

Ordem de lançamento: 
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa (1950)
Príncipe Caspian (1951)
A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952)
A Cadeira de Prata (1953)
O Cavalo e seu Menino (1954)
O Sobrinho do Mago (1955)
A Última Batalha (1956)

Classificação: 

Espero que tenha gostado!
Deixe sua opinião nos comentários.
Até a próxima ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário