Ultimas Atualizações

28 novembro 2014

Livros que combinam com Natal...

Criei aqui uma lista com alguns livros que combinam com o natal (ao meu ver).

Nem todos tem o Natal como tema, mas tem algum elemento que faz com que eu lembre dessa data.

Espero que gostem...

 O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa de C.S. Lewis, é a combinação perfeita de Livros + Natal. Não só pelo ambiente, as crianças e toda a magia envolvida, mas também pelas crenças e pelos valores.
Aqui no Brasil, na época do Natal sempre é calor, até porque é verão, mas sempre quando pensamos em Natal (e isso é quase que geral) pensamos em Neve. E neve é o que não falta em Nárnia quando os irmãos Pevensie chegam. Claro que toda a neve tem motivo, e não é um motivo muito bom, mas ao longo da história, tanto no livro quanto no filme, podemos ver a atmosfera mudar graças aos irmãos. O livro passa a lição de esperança, prosperidade, amizade e muitas outras coisas que nos lembram infância e Natal.
Além disso o próprio Papai Noel é trazido por essa esperança, de dias melhores, de volta a Nárnia. E os irmãos ainda recebem uma ajudinha do Bom Velhinho, Sr. Noel, para quando forem brigar pelas terras de Nárnia.

Contos de Fadas é uma coletânea de contos dos autores, Perrault, Grimm, Andersen e outros, lançado pela editora Zahar. Nesse livro temos contos que já conhecemos por adaptações feitas pela Disney, mas que vale muito a pena serem lidos na versão original.
Além do livro ser sobre contos de fadas, e automaticamente nos levar de volta a infância, nós podemos conhecer contos que são citados como contos de Natal, como: A Pequena Vendedora de Fósforos, que apesar de ser uma história muito triste, ainda assim é utilizada como referencia.
É claro que a maior parte dos contos não fazem menção ao Natal, mas se o Natal é uma comemoração principalmente para as crianças, por que não dar a elas um presente tão lindo quanto esse livro? Algo pelo qual além de se divertirem vão tirar lições valiosas para levar para a vida atrás de algumas páginas.
Recomendo muito a leitura e não só para crianças.


A Menina que Roubava Livros por Markus Zusak.
Para mim tudo o que se refere a Alemanha e a Nazismo, automaticamente me lembra frio, não sei por que, mas penso nisso.
Como já mencionei, aqui no Brasil não faz frio, mas sempre relacionamos Natal com neve e por tanto, frio.
Nesse livro conhecemos Liesel, uma menina de 9 anos, que acaba de perder seu irmãozinho, vai morar com uma familia que não é a dela. Entregue pela mãe a essa nova família, Liesel conhece o verdadeiro valor dessa palavra, família.
Liesel não aprende só esse valor, durante a história conhecemos uma personagem extremamente curiosa e cheia de desejos por conhecimento, fazendo com que aprenda a ler e se torne apaixonada pela leitura. Uma garotinha que cria suas próprias oportunidades e se vê em uma época caótica, mas que não apaga sua chama.


Noah Foge de Casa é um livro de John Boyne, mesmo autor de O Menino do Pijama Listrado.
Nessa história conhecemos Noah, um garotinho encantador e cheio de sonhos. Mas Noah também tem seus medos e é por um de seus medos que ele foge de casa.
Em seu caminho Noah encontra uma pequena cidadezinha onde os animais falam e onde parece que o tempo para, mas só parece. Ele então conhece um senhor, que possui uma loja de brinquedos de madeira que ele mesmo faz. E é esse senhor que abriga Noah, e o aconselha, lhe serve comida e conta sua história. Uma história cheia de aventuras e e lições aprendidas pelo velho tarde de mais, mas que Noah pode aprender a tempo de talvez voltar para casa.

Caso queiram ler a resenha de Noah Foge de Casa, clique AQUI!



Anna e o Beijo Francês, o que dizer dessa gracinha de livro escrito por Stephanie Perkins?
Vou dizer que sou bem suspeita para falar algo sobre esse livro, que é simplesmente adorável.

Mais uma vez temos muita neve, e podemos conhecer Anna, uma garota que acaba tendo a oportunidade de estudar em Paris, mas ela não encara dessa forma. Para Anna estudar em Paris é um desastre, pois ficará longe de sua família e amigos, não tem nada de bom que a faça querer ficar nesse novo lugar. Mas Anna acaba conhecendo pessoas novas, que acabam se tornando grandes amigos, além de um rapazinho encantador e muito educado, que cativa Anna pelo seu jeito doce. Ele então descobre que conhecer um lugar novo e com gente nova, não é um bicho de sete cabeças, mas seus conflitos internos talvez sejam.

Para ler a resenha de Anna e o Beijo Francês, clique AQUI!



Espero que tenham gostado dessa pequena seleção!
Deixe seu comentário com sugestões.
Até a próxima ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário