Ultimas Atualizações

11 outubro 2017

TOP 5 - Desenhos da TV Cultura que eu amava na infância - Mês das Crianças #04

Olá Vêvévianos,

Esse é o tipo de post que me dá um quentinho no coração tão gostoso, que dá vontade de voltar no tempo e viver a infância toda de novo.
As vezes eu fico assistindo aos desenhos novos com priminhos e sobrinhos, e pensando "Cadê a essência que os desenhos da minha época tinhas? Todos os ensinamento e lições de moral".
Vocês vão concordar comigo que hoje os desenhos são mais como forma de entretenimento, passa tempo, do que para ajudar no aprendizado das crianças, com algumas exceções, como O Show da Luna, que ensina até mesmo muitos adultos.

Mas não sei, na época em que assistia a esses desenhos era diferente, aprendíamos com eles, e aplicávamos na nossa vida, queríamos ser como eles.
E para matar a saudade desses sentimentos fiz essa lista com alguns dos desenhos que eu mais amava e que passavam na TV Cultura. Por que qual era a criança dos anos 90 que não ficava 24h na TV Cultura? Eu não eu conheço nenhuma.



1. Pequeno Urso


Como não amar esse ursinho e seus amigos?
Eu não saberia.
Pequeno Urso ensinou muitas crianças a respeitarem seus pais e seus amigos, a conviver em um grupo diversificado, a não ter medo de trovões, não ser guloso, a cuidar da saúde, a dar valor as pessoas, aos animais, a vida, e que principalmente que sem amor não somos ninguém.


2. Meena

Meena é o tipo de desenho que se fosse lançado nos dias de hoje, seria a maior polêmica. Ainda mais com todo o movimento feminista.
Acontece que o desenho nos contava a história de uma menina indiana, que tinha que estudar e ainda cuidar de casa e dos irmãos mais novos junto com sua mãe. Sua tarefa mais importante era aprender a ser útil para ter um bom marido e se mostrar obediente.
Mas isso era bem implícito, e se tratava de uma cultura completamente diferente da nossa.
Sem deixar de nos ensinar muito sobre família, sobre a importância do aprendizado, sobre sonhos, sobre respeito e até mesmo sobre saúde.


3. As Aventuras de Babar


Babar é um Rei muito bondoso que no seu tempo livre com os filhos lhes conta suas aventuras de criança. Cada aventura trazendo aos filhos uma nova lição.
Esse era um dos desenhos que menos era amado na minha época, mas que eu gostava muito, principalmente por ter o castelo e os elefantinhos.
Babar sempre ensinava coisas preciosas como amar os irmãos, não brigar com eles, respeitar suas diferenças, o valor da família, e que mesmo sendo Rei tinha a obrigação de dedicar seu tempo também a esposa e filhos, além de incentivá-los a fazer o que amam.


4. Os contos de Peter Rabbit


Peter é um coelhinho arteiro e muito levado, que sempre encontra o perigo por onde passa.
Sua mãe sempre alerta Peter e sua três irmãs sobre os perigos que podem encontrar, como entrar no jardim do Sr McGregor, onde é cultivado muitos legumes. A mamãe coelho sempre diz que lá houve um grande acidente com o pai dos coelhinhos e por isso não devem ir até lá.
Mas Peter é teimoso e acaba sempre se metendo nas maiores enrascadas.

Peter Rabbit nos ensina a ouvir os mais velhos, a respeitar o que não é nosso, a não ser guloso, a não debochar dos perigos e dos ensinamento.


5. Tots TV

Tots TV era uma verdadeira gracinha.
Os bonecos viviam em uma casa encantada, e tinham uma mochila mágica, além de um burrinha muito esperta.
Eles eram muito amigos e sempre faziam tudo juntos. Seus nomes eram Tom, Tina e Tico.
Tina nos ensinava com muita sutileza o espanhol, repetindo palavras e frases que os amigos diziam na língua que ela melhor falava.
Em sua versão original, o Inglês, a mesma personagem ensinava Frânces, mas acredito que o espanhol era de mais fácil compreensão para  crianças, por se assemelhar mais ao Português.
Eu adorava acompanhar a amizade dos amigos, as descoberta, e aprender uma nova língua.



Espero que tenham gostado dessa seleção de desenhos que eu amava.
E você, qual era seu preferido?

12 comentários:

  1. Os contos de pete rabbit e o pequeno urso sempre foram meus desinhos preferido menina, sabe que deu uma saudade e tanto desde que comecei a ler esse post, fiquei sentindo aquela nostalgia, ainda mais quando assistia deitada no sofá. Amei o post <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Giully, tudo bem?
    Menina que post maravilhoso. Minha infancia resumida em uma postagem hehehe
    Essas animações eram maravilhosas, muito divertidas e educativas. As aventuras de Babar eram as minhas favoritas. Amei o post
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu era extremamente apaixonada por Pequeno Urso. Tinha uma época que eu sabia todas as falas UIAHSUIOHUAI queria voltar a assistir, confesso. Não sei se ainda passa.
    Eu nunca vi Tots TV. Será que somos da mesma geração? Pelos outros da lista parece que sim, mas eu realmente não consigo me lembrar desse desenho.

    ResponderExcluir
  4. São desenho lindos mesmo. Cansei de assisti-los junto com minhas sobrinhas. O Pequeno Urso era o meu queridinho. Linda postagem, cheia de nostalgia. Adorei!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Nossa, a TV Cultura passava desenhos ótimos, eu amava (ainda amo kkk) assistir. Desses eu gostava muito do pequeno urso, os outros não assistia muito. Amei o post, esse tipo de coisa me faz ter ótimas lembranças.

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu nunca assisti esses desenhos, acredita? Sou de uma época mais antiga da tv cultura, Daniel Azulai, Topogígio, etc... Mas o que não podemos negar é que são ótimos programas, educativos e que devem ser vistos. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Giully, nunca tive muito costume de ver a Tv Cultura, por isso não acompanhei estes desenhos que você citou, apesar de conhecer todos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Adorei conhecer os teus desenhos animados que gostavas de ver quando eras criança! :) Eu via imensos nessa altura!! ahahah

    Bem, um dos que tínhamos em comum era o das Aventuras de Baabar! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Fiquei totalmente nostálgica lendo esse post. Assisti quase todos esses desenhos quando era criança e concordo com você que os desenhos de hoje não têm a mesma essência.
    Desses o meu preferido era O pequeno urso. Além de muito fofo, ele sempre tinha boas lições. Saindo um pouco dos desenhos, eu gostava muito de Castelo Rá-Tim-Bum haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Bom, sou criança de antes dos anos 90 e não conhecia esses desenhos... Rs... Do Babar já ouvi falar, mas nunca assisti. Quando eu era criança via desenho na Globo, SBT e Manchete mesmo, rs, Snorks, Smurfs, Cavalo de fogo... Hehe...

    ResponderExcluir
  11. Oi Giully!
    Adorei o seu post! Eu fico bem indignada com os desenhos de hoje, não consigo ver graça neles, rsrsrs. Quando eu era criança, só assistia a TV Cultural e amava! Dos desenhos que você citou, o que eu mais gostava era O Pequeno Urso (como gostava desse desenho <3).
    Adorava também Castelo e Ilha Rá-Tim-Bum, Os Sete Monstrinhos, Os Camundongos Aventureiros, Caillou, Cocoricó, Rupert, Mundo da Lua, entre vários outros. Marcou muito a minha infância e até hoje eu lembro deles. Fico um pouco triste que as crianças hoje não conheceram esses desenhos...
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. eu amava os desenhos animados, mas na Cultura confesso que não acompanhava mta coisa... vi mais animes xD
    mas lembro desse desenho do Ursinho, era uma fofura sem igual <3
    adorei o post,me deixou nostálgica...

    bjs...

    ResponderExcluir