Ultimas Atualizações

01 junho 2017

Papo de Leitor - Troca de Livros


Olá Vêvévianos,

Hoje vou contar um pouco para vocês sobre como eu faço trocas de livros.
Sempre que comento que troco livros com pessoas "desconhecidas" algumas pessoas ficam me perguntando, como faço isso ou como confio. Então vim contar um pouco para vocês como foi a minha primeira experiência e como faço para trocar.


Onde faço trocas?

Esse é o primeiro passo para você, que quer fazer uma troca, independente do motivo. As trocas podem ser feitas em Sebos ou combinadas pelo Skoob, ou Facebook. Há vários grupos no Facebook, que tem essa proposta, e assim como o Skoob, você coloca uma foto do livro que deseja trocar e seus desejados, e quem tiver interesse te chama inbox para combinar a troca, caso seja de acordo das duas partes. Essas trocas geralmente acontece via correio, onde você envia o seu livro a pessoa, e ela envia o dela, no dia marcado para envio, e é trocado o código de rastreio do objeto após a postagem, para que seja acompanhado a entrega. Utilizamos, para esse tipo de troca, um registro do correios chamado Registro Módico, que é um registro econômico, para envio de livros e brindes relacionados a literatura, como marcadores de página e livretos, e dessa forma o envio sai bem mais em conta do que PAC ou SEDEX.
Após o recebimento do destinatário, é avisado o remetente, para que o ciclo da troca seja finalizado. Além disso é importante ressaltar, que quando fazemos uma troca, somos indicados no grupo que nos proporcionou a troca, para ter uma "garantia" de troca confiável, que outros leitores que desejam trocar com você, possam saber que você faz tudo como combinado.
Nos grupos por região também é possível encontrar pessoas que marquem pontos de encontro para a troca. Como sou de SP, geralmente as trocas que faço são em alguma estação de metrô. Você leva o livro e a pessoa o dela, vocês se apresentam, conferem os livros e fazem a troca. Depois segue o ciclo, para que haja a indicação.
Mas a forma mais segura é mesmo os correios (mesmo com o serviço precário que temos).


A troca no Skoob funciona da mesma forma, quando se troca livro x livro, e não livro x créditos. Eu não sou usuário Plus do Skoob, pois só realizo trocas livro x livro, e por tanto falarei somente dessa forma de troca.
No Skoob você monta sua estante de troca e de desejados, e os usuários poder visualizar seus livros disponíveis para troca e os que deseja, dessa forma fica fácil fazer uma proposta. Sendo aceita por ambas as partes através das mensagens do Skoob, pode ser enviado fotos do estado do livro por e-mail (os usuários se responsabilizam por passar o e-mail uma ao outro para conferencia do livro), ou trocarem o Facebook, para envio de fotos. Caso não ache necessário e seja suficiente a descrição do livro informada pelo usuário, o qual será feita a troca, é só combinar o dia de postagem, e a segue-se o fluxo igual ao do Facebook, assim como a recomendação, que é importante ser colocada no seu perfil.

Já no Sebo, é da forma antiga. Você leva o seu livro até o Sebo, para que seja avaliado, o responsável pelo Sebo te dá créditos para troca em outro livro, ou até mesmo te informa uma quantidade X de livros que devem ser cedidos ao Sebo para que troque por uma quantidade X de livros que deseja.
Faço trocas em dois Sebos, e em um deles eu tenho esse sistema de créditos, e no outro a troca é feita 2 X 1, ou seja, eu dou 2 livros meus no mesmo estado de 1 que eu queira, e pronto!


Como confio?

Simples!
Não tem fórmula mágica. Você terá que passar pela primeira troca para perder o medo.
Existe gente trambiqueira? Sim! Como em todo lugar. Mas vou dizer que nunca tive problemas com nenhum envio ou recebimento de livros.
Confiar é difícil mesmo, e é para isso que temos as indicações de troca bem sucedida. Dessa forma acaba ficando um pouco mais fácil de confiar.
Uma opção também, caso a pessoa não tenha referencias, é pedir que ela lhe envie o livro primeiro, e só após o recebimento, você envia o seu para a pessoa. Eu não gosto muito de fazer dessa forma, pois se é a primeira vez da pessoa, ela terá também o problema com a confiança, e muitos acabam não aceitando. Então prefiro marcar uma data para a troca, e só faço o envio para a pessoa após ela me enviar o código de rastreio, e eu conferir que foi postado. Assim faço o envio no mesmo dia e mantemos o combinado. Mas isso é uma estratégia minha. Cada um combina as trocas como se sente mais confortável.


A primeira troca:

Lembro que eu estava arrasada, por que a minha série do Diários do Vampiro estava incompleta, e o 7º livro estava muito caro para o meu rico dinheirinho, então fui até o Skoob entender como funcionavam as troca. Entrei em fóruns para poder saber como funcionava melhor a troca livro x livro, e lembro que fiquei com medo de tentar, mas decidi arriscar.
Coloquei na busca o livro que desejava e entrei em contato com pessoas que tinham o livro disponível para troca, e fiz uma proposta com os livros que eu tinha para troca. Felizmente uma menina muito atenciosa e amorzinho aceitou a proposta, e fizemos o envio no dia combinado. Deu tudo certo! O livro chegou direitinho como ela tinha descrito, e o meu chegou para ela também em perfeito estado. E assim eu tornei a troca um habito e pude aumentar a minha coleção, e ter livros que realmente me fazem feliz.

Porque trocar?

Que atire a primeira pedra quem nunca comprou um livro em uma promoção, porque ele estava muito barato, e depois se arrependeu porque a história não tinha nada a ver com seu gosto para leitura.
Assim como muitos, eu já fiz isso e acaba que o livro fica lá na estante, e não é lido, o que é um pecado, já que tem muita gente que realmente gostaria de tê-lo e de lê-lo, mas você o deixa lá pegando pó. Então essa é uma boa forma para se desfazer desses livros e ter algum que realmente você se interessa e dará atenção.
Isso também acontece quando ganhamos de alguém, ou de parceria, e não queremos ler por não ser nosso gênero favorito de leitura.
Ou você até leu e não gostou, e não quer tê-lo porque sabe que não irá relê-lo e ele só ficará lá olhando para você e te lembrando o quanto foi ruim ter gasto seu tempo com uma leitura que para você não valeu a pena.
Em algumas vezes, você até gostou do livro, mas não tem o habito de colecionar, ou sabe que provavelmente você não irá reler, porque não foi o seu livro favorito, então prefere passar para frente e ter outras experiências de leitura.


Espero que tenham gostado da dica!


22 comentários:

  1. Oi Giuly sempre troco pelo Skoob e felizmente nunca tive problemas por lá. Até participo de grupos pelo facebook, mas não fiz trocas por lá ainda. Sebo eu nunca usei para troca, normalmente vou para comprar mesmo. Boas dicas e explicações e tenho certeza que esclareceu muita coisa para quem tinha receios e dúvidas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose,
      Que bacana você já usar o Skoob para troca.
      É sempre bom ter trocas bem sucedidas.
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei a postagem! Eu nunca fiz nenhuma troca de livros, mas por motivos de não querer mesmo me desfazer de nenhum dos meus bebês! Quem sabe em um futuro próximo! Bjs e até a próxima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina,
      Depois que fizer a primeira você vai até gostar, e querer mais, tenho certeza.
      Beijos

      Excluir
  3. Oiii querida, eu sempre quis participar da troca de skoob, o que me desmotiva é o valor do frete aqui na minha cidade, é cobrado horrores e assim acabo desistindo, é mais caro que comprar um livro novo. ótima postagem.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs,
      Utilize o Registro Módico. O registo tem um único valor fixo, e só é cobrado o peso do livr. As vezes não compensa, mas a maioria das vezes o valor é bem menor que 10,00.
      Beijos

      Excluir
  4. Adoro trocar livros que leio e não gosto.
    Já efetuei ótimas trocas no Skoob, geralmente só troco por lá, nunca fiz troca pelo facebook.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Helana, bom saber que utiliza o Skoob.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Adorei o post e as dicas.
    Eu nunca troquei livros, mas estou com alguns aqui que estou pensando em me desfazer e acho que troca é uma ótima opção.
    Dicas mais do que anotadas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Que bom que gostou.
      Lembre sempre de postar com Registro Módico, e economizar com o envio.
      Beijos

      Excluir
  6. Preciso me desapegar de ao menos alguns livros, mas tenho um pouco de receio de ser passada para trás nessas trocas, quem sabe eu não crie coragem?

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Eu também tinha medo, e é normal.
      Mas você pode sempre verificar a confiabilidade do usuário que irá trocar através das formas que mostrei no post. Além disso nos grupos do FB tem Adms que podem te ajudar caso tenha problema com alguém.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Eu gosto muito de praticar a troca de livros, mas eu realmente tenho muito receio dessas pessoas que agem de má fé, por isso eu prefiro utilizar o skoob para isso. Acho bem mais seguro que os outros meios.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy,
      Eu ainda prefiro o FB, mas é uma questão de costume mesmo, e por já conhecer o grupo.
      Beijos

      Excluir
  8. oi tudo bem
    eu faço muitas trocas no skoob e nunca tive problemas.
    ja troca em sebo eu não curto pois eu acho que eles pagam muito pouco pelo livro ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Realmente alguns sebos abusam um pouco, tanto para pagar, quanto para vender.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi. Que postagem importante, eu sou do tipo que tem medo de trocar livros, ou tinha, fiz uma vez e deu certo, mesmo assim, sempre fiquei pé atrás. Estou começando a fazer a troca pelo sebo, mas aqui raramente tem algo que curto, no skoob ainda não confio totalmente. ‘Que atire a primeira pedra quem nunca comprou um livro em uma promoção’ faço muito isso e às vezes, me arrependo kakakakaka você está verta, a ideia de trocar é boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian,
      Que bom que gostou.
      Sempre fico com o pé atrás em confiar em alguém que conheci virtualmente, mas prefiro arriscar, a ficar com o livro aqui, e não ser lido.
      Beijos

      Excluir
  10. Olá, adorei o post. Muito útil!!! Eu já troquei vários livros também. Antigamente existia um site chamado trocando livro que funcionava mais ou menos com o plus do Skoob, foi onde fiz muitas trocas. Mas já troquei pelo facebook e Skoob tbm. Dá medo no início, mas depois vc começa a pega os macetes. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse,
      É verdade, sempre pegamos os macetes...
      Lembro desse site, mas faz muito tempo que acabei esquecendo dele. Bom lembrar.
      Beijos

      Excluir
  11. Oie
    Muito bom o post para quem inda não sabe desses fatos, eu troco muito livro pelo skoob e pelos metros da vida, acho super legal pois assim economizamos e nos livramos daquele livros que não gostamos e que fica parado na estante

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina,
      Eu também sempre utilizo o Metro como meio para troca.
      Beijos.

      Excluir