Ultimas Atualizações

20 fevereiro 2017

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (Ransom Riggs) - Literatura #36







Jacob é um garoto comum, que está odiando seu trabalho na rede de farmácias da família, pois a tradição é que todos deveriam passar pela experiencia.
E em quanto ele está empilhando as fraldas para promoção, Jacob recebe uma ligação de seu avó. O Velho parecia perturbado, e a família quase nunca dava a atenção necessária dizendo que eram somente os devaneios de um velho que já viveu muita coisa na vida. Jacob era único que parecia se importar, e é por isso que ele sai de seu turno na Smart Aid, com seu melhor amigo e vai até a casa de seu avô.
Chegando na casa do avô, Jacob o encontra na parte da floresta nos limites da propriedade, com marcas de luta e caído no chão. Tentando ajudar ele vê uma criatura adentrando a floresta e se lembra das histórias da guerra que seu avó havia lhe contado quando criança. Histórias essas que Jake pediu para que não lhe contasse mais, pois eram impossíveis de ter acontecido. Mas ele se lembrou, lembrou dos monstros em que seu avô lutou na guerra, e de onde ele disse que vivia quando criança e as "pessoas" que conheceu nessa fase de sua vida.
Jacob revive a lembrança da morte de seu avô a todo momento, e existência da criatura na floresta.
Seus pais o obrigam a fazer tratamento psicológico, mas ele sabe o que viu, e só irá esquecer, ou entender após encontrar o lugar onde seu avô viveu.
E é para lá que ele vai...









Se fosse para descrever esse livro em uma palavra, eu diria que ele é: Diferente.
Se fosse para descrever a minha experiencia ao ler esse livro em uma palavra, eu diria que ele é: Fascinante.
O livro nos transporta à um cenário completamente diferente dos que estamos acostumados (Eu, pelo menos, nunca li nada dentro do gênero fantasia, que tratasse do mesmo assunto que esse livro).  E o mais legal é isso mesmo, é ser transportado para um lugar diferente, em que você não espera nada, e se surpreende. E foi assim que me senti ao ler O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares. Sim, o título é longo, mas não se assunte com ele, ou com a bizarrice da capa. Ele não é um livro de terror!
Uma das coisas mais interessantes sobre o livro é que ele nos apresenta diversas fotos ao longo da narrativa, que nos mostra pessoas ou lugares, as vezes desenhos ou até mesmo cartas. E pode até ser meio estranho saber sobre isso, mas o livro foi escrito a partir das fotos que conhecemos, que foram encontradas em vendas de garagem, feiras, ganhadas e etc... (isso o autor nos conta nas duas ultimas páginas do livros, com o nome de cada foto). Logo, as fotos do livro são reais.
Por esse e outros motivos que você só irá descobrir lendo, que eu recomendo imensamente essa leitura.



19 comentários:

  1. Confesso que vi muitas pessoas reclamando disso, falando mal daquilo... Mas, eu mesma, adorei! Me diverti muito lendo esse livro, e estou protelando em ler os próximos para que não acabe logo a história.
    Não sou muito dada a leitura de fantasia e infanto-juvenil, porém, arrisquei com esse e acertei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Eu também adorei me aventurar por essas páginas.
      Já li o segundo e logo logo terá resenha. Mas já adianto que ele também é fantástico.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Confesso que esse livro não me chama a atenção. Acho que por não ser bem o estilo que costumo ler. Assisti o filme e gostei muito. Mas nem assim me interessei pela leitura nem mesmo com sua resenha bastante positiva. Que bom que a leitura foi agradável para você. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faby,
      Poxa que pena, que o livro não te atraiu. Mas os gostos são sempre muito diferentes.
      Eu também assisti ao filme e na realidade ele não foi nem 10% satisfatório de acordo com a leitura. Fiquei bem decepcionada. Mas que bom que você gostou.
      Beijos ;*

      Excluir
  3. Você descreveu o livro da melhor forma, ele é diferente e fascinante. Foi isso que senti quando o li ♥ Acho que a história de Jacob é muito interessante.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana,
      Que bom que gostou.
      Também adorei o Jacob, e como ele é um garoto comum e as descobertas...
      Beijo

      Excluir
  4. Olá! Tudo bem? Li o livro ano passado antes do filme sair e simplesmente me apaixonei pela narrativa, achei o primeiro livro um pouco cansativo, mas entendo isso porq é um história complexa e esse serve de introdução para o resto da saga. Minhas personagens favorita é a Strª Peregrine e a Claire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu também li ano passado, mas acabei só conseguindo fazer a resenha agora. Li antes do filmes, e me apaixonei pela história. Achei uma pena o filme não captar toda a essência.

      Excluir
  5. Oiii Giuly tudo bem?
    Menina eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, está fazendo um belo sucesso e não pensaria duas vezes a não ser querer comprar o quanto antes, ótima postagem e resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana, leia sim, e é bem diferente em alguns aspectos, e vale super a pena a leitura. Eu amei, e os demais que compõem a trilogia, e o livro de contos, também são ótimos.

      Excluir
  6. Olá,
    Já faz algum tempo que quero fazer a leitura de trilogia para então assistir à adaptação cinematográfica.
    Adorei saber um pouco mais sobre ela através de suas impressões. Realmente ele tem uma premissa bem diferente e fantasiosa. As descrições dos cenários e personagens com certeza foram muito bem complementada através dessas fotos que encontramos no decorrer da leitura.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, leia sim. Não assista o filme antes de ler o livro #ficaadica. Eu particularmente achei o filme bem pobre em informações, mas eu já conhecia o livro, conheço quem só tenha assistido e adorou.
      Beijos

      Excluir
  7. Ainda não assisti o filme porque não li o livro, Todos falam muito bem dele e amei sua resenhas, estou enrolando, mas agora fiquei ansiosa pra ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista só depois de ler, Ju. O filme é bom como filme, mas não como adaptação, como a maioria.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi
    Já ouvi MUITO sobre esse livro. Parece ser uma boa leitura e o tipo de livro que, com certeza, irei gostar. O autor parece proporcionar uma experiência bastante interessante e peculiar para o leitor. Sem falar que essas imagens que você citou são bem bizarras mesmo. rs
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, os cenários construídos e a experiencia de leitura é incrível, quando li fazia tempo que não lia nada que me prendesse tanto, e que me apresentassem coisas novas igual a essa trilogia.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Giully, Não me empolguei muito com esta série, até dei este volume que havia ganho. Nem o filme me interessou. Mas acho legal que você tenha gostado, e espero que a série toda seja uma aventura boa para você.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Uma pena não ter se interessado, eu já acabei a série e ele é incrível, postarei as demais resenhas logo, logo por aqui.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Giully!
    Li esse livro no ano passado e adorei! Pretendo continuar a leitura dos demais volumes esse ano, estou bem ansiosa já que o primeiro terminou de uma forma que é difícil não desejar continuar a aventura.
    Assisti ao filme e achei bem confuso, achei que eles tentaram fazer algo diferente e acabou deixando a história corrida demais. Enfim... faz parte!
    Beijos

    ResponderExcluir