Ultimas Atualizações

09 agosto 2015

Por que dias dos pais é dia dos pais?


Você sabe por que o dia dos pais é comemorado?

Comemoração: 

O Dia dos Pais no Brasil é comemorado em todo segundo domingo do mês de agosto, Já em Portugal é comemorado no dia 19 de março. Nos Estados Unidos e Inglaterra a data é comemorada no terceiro domingo de junho, que geralmente coincide com o dia cristão em que se comemora o dia de São José, pai de Jesus Cristo, é a data comemorativa em que se homenageia a figura paterna da família cristã e antepassados pais.

Origem:

Acredita-se que a data originou-se da Babilônia, onde há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai, um rei babilônico famoso Nabucodonosor. Daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou nos Estados Unidos, assim como na Inglaterra, esse dia no calendário cristão, o "Dia do Pai" (Father's Day).

As datas de comemoração:
Em Portugal, o dia do pai é comemorado a 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja Católica, que neste dia celebra São José, esposo da Virgem Santa Maria (mãe de Jesus).
No Brasil, é comemorado no segundo domingo do mês de agosto, exatos 9 meses de diferença para o dia das mães (tempo que leva uma gestação humana normal). No país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.
Outros países além da Inglaterra e Estados Unidos também comemoram a data no terceiro domingo do mês de junho, como: África do Sul; Argentina; Canadá; Chile; Colômbia; Costa Rica; Cuba; Equador; Eslováquia; Estados Unidos; Filipinas; França; Hong Kong; Índia; Irlanda; Japão; Macau; Malásia; Malta; México; Países Baixos; Paraguai; Peru; Reino Unido; Singapura; Turquia; Uruguai; Venezuela.
Países que celebram em outras datas: Alemanha: 39 dias depois do domingo de Páscoa, no Dia da Ascensão (Christi Himmelsfahrt); Áustria: segundo domingo de junho; Austrália: o primeiro domingo em setembro; Bélgica: dia de São José (19 de março), e o segundo domingo em Junho ("Secular"); Bulgária: 20 de junho; Dinamarca: 5 de junho; República Dominicana: último domingo de junho; Coreia do Sul: 8 de maio; Lituânia: o primeiro domingo de junho; Nova Zelândia: o primeiro domingo de setembro; Noruega, Suécia, Finlândia, Estônia: segundo domingo de novembro; Paraguai: 17 de junho; Polônia: 23 de junho; Portugal, Angola, Espanha, Itália, Cabo Verde, Andorra, Moçambique, Listenstaine,Guiné-Bissau, Bolívia: 19 de março; Roménia, segundo domingo de Maio; Rússia: 23 de fevereiro; Tailândia: 5 de dezembro, dia do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej; Taiwan: 8 de agosto.

Fonte: Wikipédia e Guia dos curiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário