Ultimas Atualizações

07 julho 2014

Princesa Adormecida (Paula Pimenta) - Resenha


Por que todas as resenhas que li sobre esse livro não são muito boas??

Não posso falar muito a respeito de Paula Pimenta, pois não li sua principal série, "Fazendo Meu Filme", e nem a série "Minha Vida Fora de Série". A única coisa que li da autora foi seu conto na coletania "O Livro das Princesas", onde ela conta a história da Cinderela adaptada para o nosso mundo e tempo.

Eu tenho minha teoria para responder o por que de as blogueiras que vi comentando sobre o livro não terem gostado.
TODOS, sem exceção, que vi comentando sobre o livro já haviam lido "Fazendo Meu Filme", e durante a resenha comparava o progresso ou regresso da autora de uma série para outra, sem ver sentido no desenvolvimento da história de "Princesa Adormecida". Provavelmente as pessoas que disseram isso não sabem da história de a bela adormecida, ou não se atentaram aos detalhes, pois todo o desenrolar da história segue os passos da Bela Adormecida da Disney. Claro que eu não iria deixar de ler, já que é o meu filme de princesa favorito, mesmo com as resenhas que li a vontade não passou.

Se você não conhece a história da Disney vou deixar o link do filme no youtube para que vocês possam ver, e também o conto original para baixarem em ebook, no fim dessa resenha.



Nome do Livro: Princesa Adormecida
Autor: Paula Pimenta
Quantidade de páginas: 192
Editora: Galera Record

Sinopse: Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era... continue lendo.



*Sem Spoiler

Princesa adormecida nos conta a história de Rosa ou Áurea, depende de qual parte da história você está!
 Rosa/Áurea é uma garota tímida,que adora música e estuda em um colégio interno. Sua vida é simples e sem muitos acontecimentos, pois os tios que a criaram, Petrônio, Fausto e Florindo, são muito protetores, por conta de acontecimentos na infância da garota, e por ela ter perdido os pais ainda bem pequena. Mas é no dia do seu aniversário de 16 anos que sua vida começa a mudar! Suas amigas resolvem que ela deve sair e se divertir, e por tanto saem escondidas para comemorar o dia, e acabam indo até um bar, onde conhecem a DJ Cinderela (Protagonista do conto "Princesa Pop" de "O Livro das Princesas"), que terá influencia no desenrolar da história. Graças a essa "saidinha" é que ela consegue mudar um pouco a cabeça dos tios para que ela possa sair mais, e não precise sair escondido.
Tudo estava normal e tranquilo na vida de Rosa/Áurea, até que um belo dia, ao sair da aula de francês, ela recebe uma mensagem de texto no celular em francês. Ela acha que pode ser uma brincadeira de uma das amigas e responde a mensagem, mas se surpreende em saber que não é.
A insegurança a faz pensar muito antes de responder a próxima mensagem, sabendo que se tratava de um desconhecido, mas a curiosidade falou mais alto do que o medo, e essa pessoa do outro lado da linha acaba por se tornar um verdadeiro e misterioso "Príncipe encantado" aos olhos dela.
Mas não estamos falando de um história de princesa comum, estamos falando de uma história do século XXI, onde existe celular, internet, e os finais felizes só estão nos livros infantis. Nessa história há muitos fios a serem ligados, mas não se preocupe... tudo dará certo no final.

*Protagonista

Rosa/Áurea é ingênua e até mesmo bobinha, mas pensando em uma garota de 16 anos, que vive com os tios, não tem os pais, mora em colégio interno desde os 11 anos, não conhecia outros lugares e só sabia ir de casa para a escola, ou seja, vivia dentro de uma bolha, o seu comportamento é compreensível.

Felipe é o garoto mais fofo do mundo, um pouco cheio de nhenhenhe de mais aos 19 anos, mas uma graça de se imaginar.

A verdade é que todas as personagens são bem construidas e não há uma que me desagradou. Nem a vilã é tão vilã a ponto de ser odiada.

*Vale a pena ler?

Claro! Tanto para adultos, fãs de contos de fadas (como eu), quanto para crianças. Não há restrições. Não dramas fortes ou acontecimentos que determinem uma idade para ler esse livro.

[SPOILER] Comparando Disney, Conto original e Paula Pimenta.

Aqui vou contar um pouco das comparações que fiz com as histórias, mas contem SPOILERS no livro da Paula, então se você não tem interesse em spoilers, não lei essa parte.

*No filme da Disney o nome da Princesa é Aurora, mas Paula a transformou em Áurea.
*No conto a Princesa se chama Rosa de Urze, e Paula também fez uso do nome Rosa.
*No filme há 3 fadas que cuidam de Aurora até os 16 anos chamadas Fauna, Flora e Primavera. Paula por sua vez, transformou as fadas em Tios usando a primeira letra do nome das fadas no nome dos tios Fausto, Florindo e Petrônio.
*Felipe continuou com o mesmo nome no livro da Paula e no filme da Disney. No conto não há nome do príncipe disponível.
*No livro Rosa e Felipe se conhecem sem saber quem são de verdade, assim como no filme da Disney.
*Rosa e Felipe também são prometidos um ao outro pelas famílias amigas.

*Livrinhos de ouro.



Para assistir ao filme, clique aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=AhvHUmCc-AE

Para download o conto em ebook, clique aqui:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/6753610?PAC_ID=123827

Espero que tenham gostado!
Até a próxima



Um comentário: