Olá Vêvévianos,
Dessa vez farei uma resenha um pouco diferente.
Como eu havia colocado no post do projeto, 1 Conto por dia, eu iria fazer uma resenha por conto ou se fosse muito curtinhos, faria uma resenha com mais de um conto. E é o que acontece com contos clássicos, que não são muito extensos, e nem muito complexos, por isso a resenha de hoje é dos quatro contos que li do livro Contos de Fadas. Escolhi esses contos (ao invés de ler na ordem), porque acredito que pouca gente conheça os contos, ou conheça a verdadeira versão.
Então vamos lá...
Então vamos lá...
RAPUNZEL
No jardim vizinho da casa de um casal que desejava muito ter um filho, havia uma plantação de rapunzel (um tipo de alface), ninguém ousava pular o muro e colhe-los, pois a plantação pertencia a uma feiticeira. Ao descobrir que estava gravida, a mulher teve um desejo enorme de comer o rapunzel. O Marido corajoso pulou para colher, e saciar o desejo da esposa, mas foi surpreendido pela feiticeira, que fez um trato com ele, de que quando o bebê nascesse, ela iria levá-lo. Logo uma linda menina nasceu e foi batizada de Rapunzel, e a feiticeira foi cobrar a divida. A levou para uma torre sem portas e a criou. Quando a menina cresceu a feiticeira subia por suas tranças até o topo.
Um dia um príncipe passava por aquela parte da floresta, e viu a feiticeira chamar pela menina e subir na torre. Esperou até que a senhora fosse embora, e gritou, imitando a feiticeira, para que as tranças fossem jogadas, e ele pudesse subir. Rapunzel não fazia ideia de como sua vida mudaria depois se deixar enganar pelo Príncipe.
BARBA AZUL
Um homem muito rico e com muitas terras, queria se casar novamente, mas nunca conseguia arrumar uma noiva, pois nenhuma moça queria se casar com um home de barba azul.
Ele pediu a uma nobre dama que morava pela vizinhança, que lhe desse uma de suas jovens filhas em casamento. Ao saber da proposta as jovens detestaram a ideia. Ainda mais quando sabiam que o home já havia tido vários casamento e ninguém sabia o paradeiro das esposas.
A fim de conquista-las levou as jovens e mais algumas amigas e rapazes da vizinhança para uma de suas casa de campo. Lá passaram alguns dias regados de diversão. No fim da viagem a irmã mais nova percebeu que aquele homem era um verdadeiro cavalheiro, e sua barba não era tão azul, então aceitou o pedido de casamento.
Um mês depois do matrimonio o homem teve que viajar e deixou com a esposa as chaves da casa, e a proibiu de entrar em um dos cômodos, lhe garantindo que se entrasse nada a salvaria da ira dele. Mas ela estava tão curiosa. O que será haveria de tão importante para ele esconder dela?
A PRINCESA E A ERVILHA
Em um reino, o Príncipe desejava muito se casar, viajou a procura de uma Princesa, e encontrou várias, mas em seu coração sentia que não eram princesas reais, e voltou para o castelo, triste e abatido.
Numa noite tempestuosa, alguém bateu nas postas do castelo, e o próprio Rei foi atender. Na porta havia uma jovem, ensopada, pedindo abrigo, dizendo que era uma Princesa de verdade.
O Rei duvidou e a submeteu a um teste, para que provasse ser quem dizia ser. Deu-lhe abrigo e conseguiu um quarto para que a jovem dormisse, mas colocou na cama 20 colchões e por cima deles mais 20 edredões dos mais fofos, em baixo de tudo colocou uma ervilha, pois só uma verdadeira Princesa teria a pele tão sensível a ponto de sentir algo tão pequeno entre todo o conforto dos colchões. Agora era só aguarda a manhã seguinte.
A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS
Era o ultimo dia do ano e fazia muito frio. Nas ruas uma menina andava descalça e sem agasalhos, e carregava um molho de fósforos na mão e mais no seu avental. Não conseguira vender nada naquele dia, e por isso não tinha coragem de voltar para casa, pois sabia que seu pai iria surrá-la. Então ficou escondida entre duas casas, no frio. Não seria muito diferente de ficar em casa, já que sua casa era tão fria quanto a rua. Era tanto o frio que a menina decidiu pegar um dos fósforos e acende-lo na parede para poder se aquecer um pouco. Ao acender pode ver uma mesa coberta com uma mesa branca e nela um ganso recheado assada, que saiu em direção da menina, e o fósforo se apagou. Ela acendeu mais um e agora estava sob a maior árvore de Natal que já vira, ela esticou a mão e novamente o fósforo apagou. A cada fósforo aceso a menina tinha uma visão diferente e uma sensação.
RAPUNZEL - Eu já esperava que não fosse um conto de fadas "Disney", mas não esperava encontrar uma versão tão cheia de crueldade e desgraça como essa. Eu já conhecia versões adaptadas para crianças dessa mesma história, mas ainda não conhecia o conto original.
Assim como a maior parte dos contos clássicos, ele não tem muitos detalhes, como nomes e vestimentas, mas o que me chamou bastante a atenção é que a feiticeira sim, tem um nome, e é Mãe Gothel, isso mesmo, o mesmo nome usado para a personagem em Enrolados, da Disney. Achei bem bacana manter o nome.
BARBA AZUL - Desse conto eu não não conhecia absolutamente nada, até porque, acho que é possível fazer uma adaptação menos trágica para crianças, o que deixa o acesso a essa história muito mais limitado. Eu já havia visto o nome por ai, mas eu imaginada que seria algo relacionado a piratas. Acho que a menção a "barba" me fazia lembrar de "Barba Negra" e por isso achei que fosse algo do tipo. Achei o conto bem bizarro, mas gostei de conhecer.
A PRINCESA E A ERVILHA - Sou super suspeita para falar desse conto, pois eu sempre adorei. Eu tinha quando criança um livrinho com essa história, e também assistia muito a TV Cultura, onde passava "O Teatro dos Contos de Fadas", apresentado pela Shelley Duvall (O Iluminado), que dentre as histórias apresentadas, tinha também essa, e eu adorava. Sempre fico triste pensando que a Disney poderia fazer uma versão linda sobre essa história, mas nunca fez. O Conto é bem curtinho, mas tem todo o meu amor.
A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS - Com certeza o conto mais triste que já li na vida. Também conheci essa versão em um livrinho infantil, mas diferente dos outros, conheci já adulta, e fiquei bem chocada com a história, que por mais que tenha sido adaptada, ainda trazia questões fortes a lidar. O Conto original é bem mais completo, e consegue ser ainda mais triste. Lembro de ficar pensando sobre ele por um tempo quando o conheci, e ainda se deveria dar de presente junto com outros que havia comprado para esse fim.
Essa resenha ficou bem maior do que eu pretendia, mas espero que tenha ficado completinha, e que tenha atiçado a curiosidade de vocês em conhecer melhor os contos originais, e mais ainda os que não são tão divulgados.
Até a próxima.
Hey!
ResponderExcluirAchei super legal a sua iniciativa de falar dos contos aqui, não é sempre que encontramos algo do gênero. Particularmente já conhecia o original das histórias "Disney" e outros, mas foi muito bom relembrar e ver seu ponto de vista!
Beijos.
Oi Amanda,
ExcluirQue bom que gostou.
Beijos
Lembro-me que minha professora da faculdade indicou para que comprarmos essa obra, eu ainda não a adquiri,mas desejo diante de revelar tantos segredos para nós leitores, mas como minha professora sempre dizia "leia, mas nunca revele a realidade para crianças, pois irá traumatizá-las" de certo modo concordo e sei que esse livro seria uma ótima pedida para mim.
ResponderExcluirBeijinhos
Oi Morgs,
ExcluirConcordo com sua professora, pode mesmo traumatizá-las.
Beijos
Quando pensamos em contos de fadas, sempre lembramos de belas histórias com finais felizes. Me choquei muito quando li os contos originais e que em sua maioria, estão longe dos felizes para sempre. Mas vale conhecer as histórias originais. Não conhecia a pequena vendedora de fósforos e fiquei mega curiosa. Vou procurar para ler. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirOi Ane,
ExcluirQuando conheci as versões originais também fiquei chocada.
A Pequena vendedora de fósforos é o conto mais triste que já li na vida, acho.
Beijos
olá tudo bem ?
ResponderExcluirsempre que vejo esse livro minha vontade de ler aumenta , ele e tão fofinho. em breve irei ler ele . Gostei muito da resenha.
bjss
Oi Sara,
ExcluirA capa é fofinha, e pensar em contos de fadas também, mas nesse livro o que menos vai encontrar é fofura kkkkk...
Beijos
Oi Giully você pegou firme no projeto, né? Que legal, estou adorando te acompanhar. É incrível como os contos originais são tão diferentes dos que normalmente conhecemos quando criança. Não li este livro ainda, mas eu já tinha interesse nele, e agora mais ainda.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oi Rose,
ExcluirEstou tentando cumprir ao máximo o projeto, estou conseguindo até agora. Só as resenhas que estão ficando atrasadas, mas logo coloco em dia.
O livro é ótimo, você irá gostar.
Beijos.
Olá, eu amo essa história da princesa e da ervilha, aqui em casa tinhas livros infantis com todas essas histórias, mas esse era minha preferida na época kkkk. Adorei recordar isso e amei essa edição. Bjs
ResponderExcluirOi Gleyse,
Excluirdos contos esse é o meu preferido também, gostaria que a Disney olhasse ela com carinho.
Beijos
Oi eu já conheço essas versões dos contos dos irmãos Grimm sempre amei contos de fadas e acho essa edição em especial maravilhosa, quero presentear a minha filha com uma dessas.
ResponderExcluirBeijooos
Oi Kris,
ExcluirAcho um ótimo presente essa edição, que é super lindinha. A menos que sua filha seja criança, porque esse contos são bem trágicos.
Beijos
Olá!
ResponderExcluirAdoro contos, ainda mais os clássicos.
Seu post me trouxe uma nostalgia enorme, principalmente pelo conto A princesa e a ervilha, que foi um dos primeiros livros que ganhei quando criança.
Adorei a edição e conhecer a sua opinião sobre os contos.
Beijos.
Oi Aline,
ExcluirQue bom que gostou e que trouxe esse sentimento para você.
Também adoro esse conto desde pequena.
Beijos
Sempre amei ler, desde pequena. Quando eu era criança eu tinha uma coleção de contos de fadas clássicos.Os irmãos Grimm são maravilhosos e fizeram parte da minha infancia. Ótima resenha. Bjos
ResponderExcluirDanielle Novaes
Oi Danielle,
ExcluirQue bom que gostou.
Beijos
Oi, tudo bem? Sobre '' A pequena vendedora de fósforos'' só posso dizer uma coisa: chorei horrores. Sou muito sensível kkk e quando li achei a temática forte e muito triste também. Os outros livros eu não conhecia com tantos detalhes.
ResponderExcluirBeijos.
Oi Edmille,
ExcluirTambém achei bem forte o conto, pesado para ser um conto infantil.
Beijos
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu curto contos de fadas e os antigos geralmente são mais brutais. Essa edição da Zahar é muito bonita, um dia ainda pretendo comprar, só não tenho interesse em pegar edição de bolso, isso não rola. Estou com um livro de Fábulas do La Fontaine publicado recentemente pela Martin Claret, é muito bom!
Abraços
Oi,
ExcluirAdoro La Fontaine, ótima dica. Obrigada!
Esse meu é edição de bolso, e adoro essa edição.
Beijos
A resenha ficou do tamanho perfeito para estar completa sim e deixar muita curiosidade, não se preocupe eu gosto bastante assim. Ai que incrível que lestes esses contos! Eu já havia lido da Rapunzel e amei que vc leu da Princesa e a Ervilha que eu amo!
ResponderExcluirOi Daiana,
ExcluirQue bom que gostou da resenha.
Eu amo A Princesa e a Ervilha, e o conto original me deixou muito feliz.
Beijos
Que legal o post. Eu tinha um livro de contos dos irmãos grrimm e lembro que adorava ler as histórias, pois eram diferentes daqueles contos mais resumidinhos de criança. Adorei a capa do livro também e é um daqueles livros que eu queria ter na estante. Perfeita sua resenha.
ResponderExcluirOi,
ExcluirObrigada!
Esse livro é lindo mesmo.
Beijos
Adorei! :)
ResponderExcluirSão contos que já conhecia, porque quando as minhas filhas eram pequenas eu tinha o hábito de lhes ler história dos contos de fadas e essas faziam parte... Cheguei até a baptizar a minha filha mais velha da "princesa grão de ervilha" por ela ser tão delicada. :)
Agora foi um recuar aos meus tempos de menina (tive a sorte de ter uma "avó" adoptada que nos contava muitos contos) e também a mim como jovem mãe. :)
Beijinhos
Que lindo seu comentário.
ExcluirQue bom que teve esse sentimento de nostalgia com a resenha. Fico feliz.
Adorei saber sobre suas filhas e o apelido de uma delas.
Beijos
Oie
ResponderExcluirsou apaixonada por essa edição e morro de curiosidade de ler o livro para saber mais sobre os contos de fadas clássicos, adorei a sua resenha e a dica, parabéns pelo lindo post
beijos
http://www.prismaliterario.com.br/
Oi Catharina,
ExcluirQue bom que gostou.
O livro é muito bom, vale super a pena.
Beijos
adoro os contos de fadas em suas versões originais. conheço os contos que vc leu e realmente gostaria de ter essa edição na estante... a editora faz um trabalho gráfico maravilhoso...
ResponderExcluirlia muito quando pequena, conheço as versões de Grimm, Andersen e Perrault...
bjs...
Oi Maria,
ExcluirQue bom que já conhece e gosta. A edição é realmente linda.
Beijos
ola tudo bem ? gosto de contos de fadas , achei muito bom relembrar , lia quando os filhos eram pequenos ,
ResponderExcluirisso faz mais de 20 anos kkkkk . Gostaria de ter uma edição dessas para ler para os netos. Bjsssss
Que linda! Difícil acreditar que já é vovó.
ExcluirA edição é mesmo linda, um ótimo presente.
Beijos
Oi Giully, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que dos contos que você citou eu só conhecia "Rapunzel", foi a única versão para crianças que li. Só pela sinopse já fiquei curiosa para saber mais sobre ele, pois não sabia de onde tinha surgido o fato da bruxa levar a pequena Rapunzel. Estou com muita vontade de conhecer os demais contos, tenho certeza que irei gostar!
Beijos!
Oi Alice,
ExcluirO livro inteiro é ótimo, já terminei de ler. Vale muito a pena.
Beijos
Que legal eu amei o que eu mais gosto é o da princesa e a ervilha eu des de criança amo esse conto
ResponderExcluirOi Paula,
ExcluirTambém gosto desde criança desse conto.
Beijos
Amei sua resenha e com certeza ela aticou minha curiosidade sobre os contos.
ResponderExcluirDesses contos que você mostrou só conhecia o Rapunzel e uma versão bem diferente da Pequena vendedora de fósforos.
Fiquei querendo saber mais sobre Os Contos de Fadas.
Bjinhos,
www.prosaamiga.com.br
Oi,
ExcluirQue bom que ficou interessada.
Os contos são realmente muito bons.
Beijos
Estou chocada com essa revelação de Rapunzel. Desconhecia completamente e adorei a iniciativa de leitura. La no meu blog eu fiz uma maratona de classicos também e comecei com "a moreninha". Bjs
ResponderExcluirOi Má,
ExcluirQue legal. Adoro projetos. Ainda não li A Moreninha.
Beijos
Achei muito legal seu post, Giulli. De todos os contos que você resenhou eu só conheço o da "Rapunzel". Mas fiquei bastante curiosa para conhecer os outros, apesar de não estar acostumada a fazer esse tipo de leitura. Beijos <3
ResponderExcluirwww.aventurasliterarias.com.br
Oi Lavínia,
ExcluirQue bom que gostou a ponto de ficar curiosa.
Beijos
Olá, como está?
ResponderExcluirDas histórias todas, só não conhecia o Barba Azul!
Acho que vou ler para dizer que já li todos os clássicos!
Abraço
Oi José,
ExcluirQue legal que já conhecia algum dos contos.
Vale super a pena ler todos.
Beijos
Olá!
ResponderExcluirDessas histórias não conhecia a da vendedora de fósforos e meu Deus, que dor! Vou procurar mais sobre ele, fiquei muito curiosa sobre esse triste conto.
Beijos!
Oi Mari,
ExcluirEsse é realmente muito triste. Mas vale a pena conhecer.
Beijos
Que demais! Sou apaixonada por contos e adoro ir atrás das verdadeiras histórias deles. Por mais que possam parecer "obscuras" acho muito interessante conhecer o original de histórias que nós tanto amamos, né? Amei sua resenha . Beijos:*
ResponderExcluirOi,
ExcluirConcordo com você, é sempre legal conhecer a verdadeira versão dos contos.
Beijos
Oi, tudo bem? Ah que post mais legal. Faz pouco tempo que descobri que "Grimm" era o nome de um escritor e que vários contos que conhecemos foram escritos por ele (eles na verdade, pois são os irmãos Grimm). Tem uma série que passa no Globosat que mostra vários contos, a interpretação é incrível. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirOi Érika,
ExcluirEmbora eu goste dos contos e da história dos irmãos, eu não gostei dessa série. Uma pena.
Beijos
Giully, acho essa edição linda e sou louca para tê-la.
ResponderExcluirA sua resenha só fez com que a minha vontade de ter e ler esse livro aumentasse.
Amei a premissa de todos os contos.
Já quero!
Oi Déborah,
ExcluirQue bom que ficou curiosa, vale muito a pena ler e ter.
Beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu li o livro um tempo atrás e lembro que gostei muito, ainda mais por se tratar de contos tão cativantes, eles lembram muito minha infância! fico feliz por ver que você está gostando muito!
Beijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oi Kétrin,
ExcluirQue legal que já leu e gostou.
Eu adorei.
Beijos
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro de contos é lindo! Já li todos os contos que você citou, mas A Pequena Vendedora de Fósforos é o meu favorito. Li na escola quando era criança e lembro de ter chorado horrores, a professora até veio ver qual era o problema hahaha não importa quanto o meu gosto literário "evolua", contos de fadas sempre serão meus favoritos <3
Beijos,
Karina.
Páginas Empoeiradas
Oi Karina,
ExcluirInfelizmente ou felizmente, não conheci o conto na infância, mas adorei ler no momento da vida onde eu partilhava do sentimento da menina.
Que bom que você gostou, e continua gostando desse tipo de leitura.
Beijos