Ultimas Atualizações

18 novembro 2014

Maneiras de arrumar sua estante ;)



Organizar meus livros é realmente uma coisa que me deixa louca!
Uma vez por mês tiro todos os meus "bebês" da estante, limpo um por um, folheio (para não criar mofo), limpo a estante, deixo que tudo respire por um tempo e coloco-os de volta. E é nesse processo de coloca-los de volta que enlouqueço! Nunca sei exatamente como organizar, e eu sempre gosto de mudar, o que deixa tudo ainda mais difícil. Claro que há mais um problema, eu tenho muita, mas muuuuuita, agonia de ver os livros um de cada tamanho na estante, o que dificulta as minhas opções de organização.
Mas manias a parte... Aqui vão as minhas dicas de como organizar.


Nome/Sobrenome de Autor


Dessa forma você pode utilizar tanto os sobrenomes dos autores para organizar, quanto o primeiro nome. Fica a seu critério. O que vale mesmo nessa organização é que tudo esteja de A a Z.

 Nome de Editora


Neste formato geralmente é possível manter também uma organização por tamanho, pois algumas editoras costumam manter um padrão de tamanho. Eu, por exemplo, não tenho nenhum livro da Sextante/Arqueiro que seja pequeno, só no tamanho comum. O que pode complicar um pouco é no caso de autores que trocaram de editora como a Paul Pimenta que publicava pela Gutemberg e agora publica pela Galera. Você também pode organizar as editoras de A a Z ou simplesmente de acordo com sua preferência.

Gênero


Este formato é bem livre, vai de acordo com o que você gosta. É só agrupar os livros por gênero (sobrenatural; distopia; romance; fantasia e etc.) e pode criar até uma organização secundária dentro de cada gênero. Nessa organização o que vale mesmo é entender cada gênero e saber classificar cada livro de acordo com seu entendimento.

 Cor (Arco-íris)


Essa com certeza é a forma mais bonita de se arrumar uma estante. Mas para mim a beleza acaba não sendo funcional, pois as séries acabam ficando separadas, os autores acabam ficando misturados e os tamanhos também. Mas quando você faz essa organização desde o começo da coleção e acaba acostumando, fica incrível!

Ordem de Tamanho/Altura


Com toda certeza esse é o meu formato preferido! Nessa organização você separa por tamanho do maior para o menor ou vice-versa. Você pode fazer isso em uma mesma prateleira ou nicho ou, fazer como eu, e separar em duas estantes. Neste formato é bacana também aplicar uma organização secundária, e seguir o escolhido nas duas estantes se for o caso.

Ordem Cronológica


Essa organização pode ser interpretada de 3 formas:  1 - Ordem cronológica de compra, 2 - Ordem cronológica de lançamento dos livros (que pode ser aplicado também como organização secundária depois de organizar por autor ou editora), 3 - Ordem cronológica de leitura.


Classificação/Nota

(Nesta altura do campeonato é impossível eu colocar uma foto desse tipo de organização para vocês)

Sempre temos os livros que gostamos mais do que os outros e aqueles que favoritamos e guardamos no coração, e não só na estante. Essa forma de organizar é bem simples. É só colocar suas preferências de leitura primeiro e ir seguindo com os menos preferidos. Nisso o Skoob pode até ajudar na sua organização.


Espero que tenham gostado!
Deixe seu comentário e nos diga qual é sua organização preferida.
Até a próxima! ;)

Um comentário:

  1. Atualmente estou organizando por gênero, mas nada impede que daqui há um tempo eu mude tudo! hehehehe
    Mas dentro do nicho de um mesmo gênero, tento arrumar por tamanho!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir