Ultimas Atualizações

13 outubro 2014

O Livro das Princesas (Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patricia Barbosa) - Resenha


Nome do Livro: O Livro das Princesas
Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barbosa
Quantidade de páginas: 287
Lançamento: 2013
Editora: Galera Record

Sinopse: "Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer
owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)
  Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis"

*Sem Spoiler

 Essa coletânea de novos contos de fadas, nos trás versões bem modernas de história que já conhecemos e fizeram parte da nossa infância, ou ainda fazem.
A Modelo e o Monstro (Meg Cabot): Esse primeiro conto, nos trás a história na Bela a Fera em uma versão bem fashion e moderninha. Nele a jovem e linda Belle, é uma modelo famosa que está em um cruzeiro com sua família, o pai, a madrasta e a "irmã". Lá ela se depara com "O estranho sobrio", um rapaz misterioso e cheio de segredos, que a salva do ataque de um outro rapaz, que sempre a persegue. Mas Belle acaba por descobrir os segredo do rapaz misterioso de uma forma bem apaixonante.
Princesa Pop (Paula Pimenta): Nesse segundo conto temos a história de Cinderela em uma versão encantadoramente dançante e agitada. Aqui conhecemos Cintia, uma garota que vive com a tia/madrinha, pois seus pais são separados (graças a traição do pai) e a mãe mora, a trabalho, em outro país. Cintia é meio desiludida do amor, mas ainda assim bem animada. Ela trabalha como DJ aos fins de semana. E é quando Cintia está tocando mascarada em uma festa, que ela conhece um rapaz também mascarado que a faz sentir algo mais. Ela então descobre depois que o rapaz é o astro pop do momento, aquele que todas as garotas amam. Ela sabe quem ele é, mas ele não faz ideia de quem ela seja, e a única coisa que ele tem dela é o all star que ela perdeu na festa, e ele agora tentará descobrir quem é essa garota mascarada.
Eclipse do Unicórnio (Lauren Kate): Esse terceiro conto trás a história da Bela Adormecida, com um toque mágico e de um ponto de vista masculino. Nesse conto conhecemos Percy, um garoto que acaba de terminar o namoro e está indo a contra gosto para a França com sua turma do colégio. Alternadamente conhecemos a historia de Talia, uma Princesa que foi amaldiçoada quando pequena e acabou espetando o dedo em um chifre de unicórnio fazendo com que ela ficasse adormecida por um milênio.
Do Alto da Torre (Patrícia Barboza): No quarto e último conto, temos a história de Rapunzel, contada com um ótimo humor e doçura. O conto nos trás a história de Camila, uma garota de 15 anos, que perdeu os país e é criada pela tia. Aos 11 anos Camila ficou gravemente doente e a tia acabou por fazer a promessa de que a sobrinha não cortaria os cabelos até completar 15 anos, e ela não vê a hora desse dia chegar. Acontece que Camila quer ser cantora e também é super fã da Kate Perry, por esse motivo ela acaba por criar uma identidade secreta para postar os seus vídeos no Youtube como "Mila Tower", se tornando uma cantora de sucesso e misteriosa. Mas esses não são os únicos desejos de Camila, entre alguns outros ela também quer vencer a competição de talentos da sua escola.

*Vale a pena ler?

Sim, com toda a certeza.
Não posso dizer que você vai gostar com toda certeza dos 4 contos apresentados nesse livro, até porque eu não gostei de todos.
Mas vale MUITO a pela ler principalmente pelos contos nacionais, a Paula Pimenta e a Patrícia Barboza simplesmente arrasaram em cada estrofe.
Vou dar um pouco da minha opinião de cada conto:
A Modelo e o Monstro - É uma história que de cativa somente até a décima página (maneira de falar). Parece que autora começou a escrever um livro todo cheio de detalhes e de repente ela lembrou que era somente um conto e acabou atropelando e passando por cima de coisas que ela mesma criou, deixando com que o leitor não se afeiçoasse a história e principalmente as personagens.
Princesa Pop - Para mim é o melhor dos 4 contos! A história é muito bem amarrada e envolvente do começo ao fim. Se a protagonista não se chamasse Cintia Dorella (o que remete a Cinderela), ou se seu nome artístico não fosse DJ Cinderela, mesmo assim saberíamos a qual conto de fadas pertence essa recontagem, pois todos os detalhes e cenas, por mais modernos que sejam são acontecimentos que conseguimos imaginar acontecendo na história original. Todos os elementos desde cenário construído a personagens nos cativam e fazem com que devoremos a história e a guardemos com carinho.
Eclipse do Unicórnio - Esse é o conto mais enfadonho que já li na vida. A autora pegou a história original de a Bela Adormecida, transformou alguns elementos em outros similares e mudou o ponto de vista de Princesa para Príncipe. As alterações na história foram tão chatas e desnecessárias que ao terminar a leitura do conto eu só pensava "Não acredito que ela fez isso...". Bela Adormecida é meu conto preferido e tinha tantas outras formas de transformá-lo em algo legal que eu deixei de gostar ainda menos da autora. Foi um conto desnecessário nesse livro (na minha opinião), pois a autora não nos trouxe nada de novo.
Do Alto da Torre -  Segundo melhor conto, para mim. Patrícia Barboza transformou com muita graça e estilo a história de Rapunzel. As personagens, desde a protagonista aos secundários, são completamente bem humorados e bem construídos, os elementos da história original são muito bem claros do começo ao fim. Essa com certeza é a história mais divertida das que foram apresentadas e com um charme totalmente diferente.

*Livrinhos de Ouro


Espero que tenham gostado!
Deixem seus comentários.
E até a próxima! ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário